Segue a dica de nosso amigo Hélio Beluco:

Bom… depois de apanhar um pouco, acho que encontrei uma forma confiável de trocar os tensores sem tirar o motor de ponto…

Vamos lá…

Tire o banco do piloto
Solte o tanque de combustível
Retire a caixa ro filtro de ar
Retire a tampa do comando de válvulas

Agora, preste atenção…

Olhando a moto pelo lado direito, você verá os 2 comandos (1 para válvulas de admissão e outro para válvulas de exaustão).O tensor faz com que a corrente fique esticada entre os comandos e o virabrequim.

1º Marque a posição onde o comando está com um giz, caneta retro projetora, algo assim.

2º Segure o 1º comando (o que fica mais perto da bateria), empurrando-o levemente em sentido horário e comece a soltar os parafusos do tensor… Note que conforme você solta os parafusos, os comandos vão se movimentando na mesma proporção em sentido horário… Isso acontece porque a corrente vai afrouxando devido a falta do tensor.

IMPORTANTE!!!: De maneira alguma tire a mão dos comandos ou deixe-o voltar em sentido anti-horário. Isso fará com que a corrente fique frouxa e solte do virabrequim, tirando a moto de ponto.

Continuando…

3º Continue segurando o comando mesmo depois da retirada total do tensor com problema. Retirado o tensor, você notará que o comando estará um pouco mais adiantado em relação ao início do processo. Isso é absolutamente normal… Acontece devido a corrente não estar tensionada.

4º Pois bem… segurando a corrente, inicie o processo de instalação no novo tensor.

IMPORTANTE!!!: Não “tensione o tensor” até os parafusos que o fixam no motor estarem completamente apertados.

5º Uma vez instalado, comece a “tensionar” o tensor… Note que conforme você empurra o pino para frente, os comandos voltam em sentido anti-horário para a posição que estavam quando você tirou a tampa do comando.

6º Certifique-se que estão na mesma posicão do início do processo. Caso estejam, monte tudo! Está pronto… Caso os comandos estejam em posição diferente a do início do processo, NÃO LIGUE A MOTO DE FORMA ALGUMA… Dará um pouco mais de trabalho, pois terá que colocar a moto no ponto novamente… Olhe o guia de serviços. O mesmo mostra exatamente a posição dos comandos em relação ao pistão e não é difícil acertá-lo

To vendo que vai ficar como marca registradada, então segue a minha frase:

“Fica ai o toque”! Espero ter ajudado!

Mais informações acesso o Forum Comet On-line

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