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O nitrogênio é um gás estável que tem propriedades de manter os pneus com a pressão correta por muito mais tempo do que o ar comprimido.

Outras vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio:

1- Melhor rodagem em estradas;

2- Reduz o desgaste do pneu e aumenta a vida útil deste em até 25%;

3- Uma pressão correta reduz o risco de furos nos pneus em até 33%;

4- Reduz a resistência a rolagem e diminue o consumo em até 2%;

5- E como dito inicialmente, melhor retenção da pressão interna no pneu, segundo estudos, o nitrogênio faz com que a correta pressão chegue a durar até 3 vezes mais.

A policia de Sussex (Reino Unido) fez um levantamento das pressões dos pneus nas estradas e encontrou que 75% de todos os carros examinados tinham pressões incorretas. Infelizmente, a pesquisa não abrangeu as motos, mas, sabemos que boa parte delas também não são devidamente calibradas regularmente.

Também verificaram que 86% dos veiculos envolvidos em acidentes tinham incorretas pressoes nos seus pneus. Pneus sub-inflados em 20% podem causar um aumento de 5% no consumo de combustível.

O ar comprimido contém água, vapor de água e oxigênio, o que ataca os aros metálicos e encurtam a vida das borrachas.

Não é a tôa que os pneus de aviões, carros da Fórmula 1 e motos de competições, são inflados com nitrogênio. Aliás, empresas frotistas de carros e caminhões, também já estão utilizando o nitrogênio, afim de aumentar a vida útil dos pneus e diminuirem seus custos de manutenção.

 


Simulação da perda de pressão do ar comprimido (maior) e do nitrogênio (menor)

 

Por que todos os pneus perdem pressão?

Certos componentes, principalmente oxigênio, vapor de água e água condensada que são comuns nos compressores de ar, são mais plausíveis de causarem uma permeação através da estrutura do pneu.

Isto não acontece tanto por causa das válvulas vazando ou defeitos nas bordas dos aros, mas sim uma natural perda de pressão através do pneu para a atmosfera.

Destes componentes, ambos, vapor de água e água, podem entrar no pneu em variadas porcões mesmo em pneus idênticos que são inflados na mesma bomba, no mesmo dia. Ar comprimido não é um gás específico e como tal sempre irá conter variadas proções destes componentes que não sao aceitáveis para encherem pneus.

Geralmente o nitrogênio esta presente na atmosfera e o uso de compressores com membrana separadora de gases, separam os componentes mais “rápidos” (água, dióxido de carbono, oxigênio e argônio) do Nitrogenio, que é um gás de lenta permeabilidade. Este gas é entao coletado e enviado para calibrar os pneus.

Os pneus calibrados com nitrogênio, portanto, ficam mais tempo inflados, requerem menos preocupações em se checar frequentemente a pressão dos pneus, seja no calor ou no frio.

Um pneu bem calibrado com nitrogênio irá aquecer menos do que um pneu calibrado com ar comprimido, pela simples razão de que o nitrogênio permanecerá estável e o ar comprimido irá permeando as paredes dos pneus e diminuindo a sua pressão interna.

 

Mas como posso encher meus pneus com nitrogênio?

Existem alguns postos de combustíveis que oferecem a calibragem de pneus com nitrogênio, além disso, em borracharias mais “modernas” esse procedimento também já é viável.

No mais, se não quiser ou puder (por falta de ter onde fazê-lo) calibrar seus pneus com nitrogênio, continue fazendo com ar comprimido mesmo, mas, se atenha a importância de fazê-lo com regularidade, para sua melhor segurança, desempenho da moto e durabilidade dos pneus.

Fonte: RockRiders.com.br 

 

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